Mãos que entalham arte: Os “artistas da madeira” de Cachoeira
Quem caminha pelas ruas e vielas da cidade heroica e monumento nacional, Cachoeira, respira a história de um povo que lutou pela sua tão sonhada independência do jugo português. Mas quem transita por suas ruas também percebe a infinidade de belas peças artesanais feitas de madeira que mostram um pouco da cultura, da arte e da religiosidade da cidade. São placas de madeira, carrancas, máscaras e imagens de santos feitas artesanalmente pelos chamados “artistas da madeira” de Cachoeira.
A arte de entalhar a madeira é muito antiga e é, antes de mais nada, uma manifestação cultural. O artesanato da madeira em Cachoeira está muito ligado à religiosidade que se manifesta nas esculturas de orixás, santos, máscaras, totens e outros objetos. Para conceber suas obras, os artesãos utilizam madeira morta encontrada na região, como a sucupira, a maçaranduba, o vinhático e a jaqueira. Eles também possuem a habilidade de aproveitar as formas sugeridas pelos troncos e raízes das árvores mortas para esculpir diversas imagens, algumas podem ter até oito metros de altura.
A inspiração desses artistas vem da cultura afro-brasileira, de elementos das religiões de matriz africana como imagens de orixás, além de elementos do catolicismo, como imagens de santos católicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário